Sobre

Olá!

Eu sou o Renato Morais, mas sou também o Zé Renato, o Zé, o Renato, o Salim, o De Moraes, o Nato, ou, o José Renato Salim Morais, como está na minha certidão de nascimento. Todas essas pessoas aí rs sou eu. Ás vezes sou um, outras, outro. No fundo, todos esses sou eu.

Sou natural de Bagé-RS, onde estudei e morei até meus 23 anos. Passava as férias no campo com a família, era mágico! Trabalhei na área comercial em multinacionais durante looongos 10 anos. Nossa, pra mim foi longo mesmo!! Ganhei algum dinheiro, status, aprendi muito do mercado corporativo, e recebi de “bônus” a queda de minha qualidade de vida e o afastamento da minha essência.

Essa é a minha verdade…foi bom enquanto durou! Até que um dia, praticando meu esporte predileto naquela época, a corrida, tropecei na raíz de uma árvore e rompi os ligamentos do tornozelo. Era um sinal da vida, me falando que eu estava insatisfeito com meu trabalho. E eu estava aberto para ele. Naquele dia decidi transformar a minha vida e trabalhar com o que me fizesse feliz. Iniciei uma outra trajetória, do zero, uma carreira solo onde eu pudesse contribuir com o desenvolvimento das pessoas.

Muitas pessoas me chamaram de louco, que eu iria abandonar uma carreira que eu vinha tendo sucesso, dinheiro no final do mês, blábláblá. Sempre achei incrível o como as pessoas próximas impactam em nossas decisões…e confesso que por conta disso eu protelei alguns anos a minha decisão. Mas quando eu decidi, eu senti em meu peito uma conexão comigo mesmo que eu não havia sentido em toda a minha vida, me senti livre para ser feliz, e junto veio a coisa mais preciosa da vida, tempo.

Hoje, passados 12 anos atuando como consultor empresarial, facilitador do empretec, palestrante, coach, terapeuta, e tantos outros rótulos que o mercado nos coloca. Após muitas horas de supervisão pra entender isso tudo e descobrir quem eu era em meio a minha história, hoje eu  integro as experiências e diversas formações para o desenvolvimento de pessoas que buscam equilibrar a vida pessoal e profissional, transformar suas vidas, encontrar a sua essência e viver a felicidade plena.

Um dia aprendi que era importante conhecer a fundo o método com que se trabalha, por isso fui a fundo nos métodos. E outro dia, aprendi que era importante sair dos métodos, mas que somente poderíamos sair após vivenciarmos profundamente o método. E foi isso que eu fiz, hoje eu integro os métodos de trabalhos, transito e percorro cada um, mas saio deles sempre que necessário, de modo integrativo e com foco em cada ser humano que está na minha frente.

Me identifico muito com uma frase do Jung que diz:

Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana. Carl Jung

Resumidamente, cheguei até aqui assim, errando muito, batendo cabeça, desbravando, acertando, buscando não repetir os mesmos erros, e sobretudo, percorrendo o caminho existente entre minha cabeça e o meu coração. Conectando meu corpo e minha mente. E cada segundo continua valendo muito a pena! Amo muito!

Eu não sei qual seu momento de vida, mas se você quiser me contar e iniciar sua trajetória de ser um buscador de si, ficarei muito feliz em ajudar você em sua trajetória! Seja bem-vindo e bem-vinda ao nosso cantinho de trabalho!